A Qualcomm revelou o seu novo chip Snapdragon 8 Gen 2 em meados de Novembro, sendo a próxima aposta da empresa para dispositivos de topo no mercado. Este é um dos chips mais avançados atualmente disponíveis, e que vai surgir nos modelos de topo das grandes marcas.
No entanto, espera-se que o mesmo venha a ganhar bastante destaque sobretudo quando surgir sobre a linha do Galaxy S23 da Samsung. No entanto, este modelo deve contar com um chip ligeiramente diferente do que se encontra noutros dispositivos do mercado, mesmo que continue a ser o Snapdragon 8 Gen 2.
De acordo com os mais recentes rumores, a Samsung pode vir a lançar o Galaxy S23 com um modelo do Snapdragon 8 Gen 2 fabricado diretamente pela Samsung Foundry, a mesma entidade que fabrica atualmente os Exynos da empresa. Por sua vez, para o restante mercado, o fabrico iria ser realizado pela TSMC.
Entre as diferenças, a principal será o facto que os cores principais vão ter uma velocidade mais elevada no modelo personalizado pela Samsung, com um clock final de 3.32 GHz – o modelo padrão conta com uma velocidade clock de 3.2 GHz.
Existem, obviamente, diferenças também no método de produção de ambos os chips, sendo que a Samsung deverá usar um modo de fabrico de LPE em 4nm, enquanto que a TSMC usará em N4P.
Para já ainda se desconhece se esta medida pode levar a resultados diferentes entre o chip principal e o personalizado. No entanto, todas as informações conhecidas até ao momento partem apenas de rumores, sendo que ainda se desconhecem detalhes concretos se vão mesmo acontecer.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!