Durante o dia de ontem, alguns utilizadores do Microsoft Defender foram surpreendidos com o facto que o programa estaria a remover atalhos do menu inicial do Windows, no que teria ocorrido devido a um bug com as regras do programa.
A falha foi confirmada pela empresa, que rapidamente forneceu uma atualização para corrigir a falha, mas não sem antes esta ter afetado milhares de sistemas. Apesar de a maioria dos relatos serem relacionados com o Windows 10, hoje a empresa veio confirmar que o problema também se encontrava sobre o Windows 11.
E infelizmente, para quem foi afetado por este problema, existe pouco a ser feito. Isto porque, de acordo com a Microsoft, não é possível restaurar os conteúdos que tenham sido removidos pelo Microsoft Defender de forma direta – ou seja, os utilizadores necessitam de manualmente recriar os conteúdos e atalhos perdidos.
De relembrar que a falha teria ocorrido por uma regra do ASR, que supostamente teria um bug que levava à remoção dos atalhos do menu inicial. Os utilizadores começaram a reportar esta falha pouco depois de o sistema ter sido atualizado, mas ainda se manteve durante algumas horas ativo antes que a Microsoft tivesse revertido a falha nas regras.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!