1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ransomware em computador

 

Uma nova variante do ransomware HardBit encontra-se a ser propagada, não apenas bloqueando os ficheiros das vítimas, mas também pedindo informações sobre o seguro das mesmas para negociar o valor do resgate.

 

Com o aumento dos ataques de ransomware, várias empresas começaram também a aumentar as suas proteções, nomeadamente sobre a ativação de seguros digitais para a proteção dos dados. Com isto em mente, segundo os investigadores da empresa de segurança Varonis, uma nova variante do ransomware HardBit encontra-se agora a propagar pela Internet, requerendo também informações relativamente aos dados de seguro das vítimas.

 

Os gestores do ransomware, depois de encriptarem e roubarem os ficheiros, requerem ainda que as vítimas enviem detalhes sobre os seus seguros de proteção digital para que seja feito o pedido de resgate. O valor final do pedido será variável com base no seguro feito.

Ao mesmo tempo, existe ainda a possibilidade dos dados roubados serem publicados caso a empresa não realize o pagamento.

 

O ransomware HardBit é bastante persistente no sistema, e difícil de contornar. O mesmo desativa todas as proteções do sistema, além de se colocar como entrada de arranque no mesmo e repetidamente tentar infetar o sistema – caso identifique tentativas de restauro de conteúdos.

 

Este ransomware é ainda conhecido por não apenas roubar e encriptar os ficheiros do sistema, mas também de os sobrescrever com valores aleatórios, para dificultar ainda mais a tarefa de recuperação. Mesmo que uma ferramenta de desencriptação seja fornecida, as vítimas podem ter ficheiros completamente diferentes dos originais.

 

É sempre importante que os utilizadores tenham planos para a eventualidade de um ataque deste género, nomeadamente com medidas de segurança nos sistemas e a realização constante de backups em locais externos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech