1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Brave navegador logo do mesmo

 

O Brave é um navegador conhecido pelo seu foco na privacidade, e conta com várias funcionalidades focadas exatamente para esse fim. A mais recente novidade vai alterar a forma como o login usando o sistema da Google pode ser realizado, para garantir mais segurança e privacidade para os utilizadores.

 

Muitos sites pela internet oferecem o que é conhecido como single sign-on (SSO), um sistema que permite rapidamente criar uma conta ou realizar o login usando as contas da Google ou do Facebook. Isto certamente que terá as suas vantagens, já que permite aos utilizadores rapidamente acederem a uma plataforma sem terem de se lembrar de novos dados de login – e como a maioria dos utilizadores já possuem alguma conta dentro destes grandes serviços, será consideravelmente mais simples de aceder usando os mesmos.

 

No entanto, essa medida surge com os seus pontos negativos, sobretudo a nível da privacidade. Dependendo da forma como o sistema de SSO se encontra desenvolvido, este pode ser usado para recolher mais informação do que a necessária dos utilizadores, o que pode ser considerado um risco para a privacidade online de cada um.

 

Até agora, o Brave permitia que os utilizadores pudessem bloquear este género de logins em diferentes websites, no entanto, a opção apenas estaria disponível de forma global. Ou seja, os utilizadores apenas poderiam ativar ou desativar a capacidade de se usar o sistema de login SSO da Google em sites de terceiros em todas as plataformas.

 

No entanto, com o Brave 1.51, o navegador agora vai começar a permitir que este sistema seja controlado de forma individual, por si. Desta forma, os utilizadores podem manter a opção de login SSO desativada de forma geral, e apenas a ativam quando realmente pretendem num determinado site.

 

login da google em brave

 

Desta forma, o Brave pode manter o melhor das duas partes: permitir o login via a Google em sites que sejam considerados "seguros" para o utilizador, e bloquear os restantes. A medida também dará mais controlo para cada utilizador a nível do que pretenda bloquear.

 

Como referido, esta novidade vai começar a chegar junto do Brave 1.51, que deve encontrar-se brevemente na versão estável.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech