1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

página inicial do Youtube

 

A Inteligência Artificial tem vindo a ser cada vez mais usada para os variados fins, mas nem todos podem ser considerados os mais legítimos. E uma tendência que parece estar a ganhar força passa pela criação de falsos vídeos, que podem levar as vítimas a descarregarem conteúdos maliciosos nos seus sistemas.

 

De acordo com a empresa de segurança CloudSek, uma nova tendência que tem vindo a ganhar terreno no meio social passa pelo uso de IA para a criação de vídeos, normalmente de guias ou ajudas, com foco a levar os utilizadores a acederem a conteúdos maliciosos.

Usando ferramentas que se encontram disponíveis na internet de IA, os criminosos criam vídeos bastante convincentes para os mais variados guias e ajudas, que são partilhados em plataformas como o YouTube, Facebook e Twitter, e que levam as vitimas a acederem a sites de terceiros com a promessa de descarregarem esses conteúdos.

 

Um dos conjuntos de vídeos mais encontrados dentro desta tendência alegam ajudar os utilizadores a descarregarem programas pagos como o Adobe Photoshop, Premiere Pro, Autodesk 3ds Max, AutoCAD, entre outros.

Os vídeos possuem muitas vezes conteúdos aparentemente profissionais, e a qualidade pode enganar os utilizadores mais desatentos, que podem ser direcionados para sites externos onde, alegadamente, teriam acesso aos conteúdos.

 

exemplo de falso vídeo no Youtube

 

No entanto, neste processo, encontram-se a descarregar potencial malware para os seus sistemas, entre o roubo de senhas e dados pessoais, à capacidade de instalar mais malware no sistema, como ransomware.

 

O YouTube, apesar de ter as suas regras contra este género de conteúdos, também é uma das plataformas onde mais se encontra vídeos neste formato. Em parte porque, apesar de os criminosos saberem que os vídeos serão eventualmente removidos, durante o período de tempo que se encontram acessíveis podem chegar a um grande conjunto de vitimas.

Os criminosos sabem que os vídeos são, eventualmente, removidos, mas quando isso acontece existe o potencial de já terem afetado vários utilizadores.

 

Ao mesmo tempo, conforme mais ferramentas de IA ficam disponíveis, também se torna consideravelmente mais simples de usar as mesmas para criar versões falsas de vídeos, que podem enganar até os utilizadores mais atentos, com conteúdos aparentemente legítimos ou de qualidade – e que podem ser replicados ou recriados numa questão de segundos para os mais variados esquemas.

 

Como sempre, a principal recomendação passa por os utilizadores terem conhecimento dos esquemas que existem, e terem cuidado no acesso a conteúdos que sejam desconhecidos, e sobretudo que prometam os mais variados fins que – por norma – não seriam possíveis de se obter (como é o caso de software premium disponível a custo zero, ou licenças de software a preços relativamente baixos).

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech