1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Disco rigido sobre uma mesa

 

Não existe como negar que discos SSD estão atualmente entre as preferências dos utilizadores, sobretudo devido a compensarem mais no desempenho face aos tradicionais discos mecânicos.

 

No entanto, para certas situações, discos mecânicos ainda podem ter vantagens. Sobretudo tendo em conta a disponibilidade dos mesmos e a longevidade de armazenamento dos dados. Mas na altura de realmente comprar os discos, talvez seja melhor ter em atenção quais serão as marcas que fornecem melhor qualidade para os mesmos.

 

Eventualmente, todos os discos devem apresentar falhas. A diferença encontra-se quando isso acontece, sendo que alguns modelos tendem a possuir uma vida útil mais longa que outros. Timothy Burlee, da empresa Secure Data Recovery, decidiu realizar uma experiência para ver quais os principais discos no mercado que fornecem uma maior durabilidade.

 

Este decidiu testar mais de 2007 discos de seis fabricantes diferentes: Western Digital, Seagate, Hitachi, Toshiba, Samsung e Maxtor. Estes discos teriam capacidades entre os 40 GB e 10 TB, de forma a alcançar uma longa linha de possíveis escolhas para os utilizadores.

Estes discos foram obtidos de clientes da sua empresa, e os dados SMART foram analisados para identificar quais os discos que apresentam uma maior duração e uso, face aos problemas que apresentam.

 

Analisando os resultados, a Toshiba surge no topo da lista, tendo uma vida média de 34.799 horas. Dos 151 discos analisados desta marca, a maioria tinha uma longa utilização.

No entanto, na face contrária, encontram-se os discos da Hitachi, que possuem um período de vida médio de 18.632 horas. A Maxtor obteve bons resultados, com cerca de 30.000 horas de uso. A Western Digital e a Seagate apresentam um período de vida médio de 20.000 horas, com a Samsung a obter cerca de 19.000 horas.

 

O interessante deste estudo terá sido o facto de ser feito com discos que foram usados "no mundo real", invés de se usar dados obtidos de discos cuidadosamente testados ou escolhidos. Estes discos passaram por um uso que se pode considerar "regular" para a maioria dos utilizadores, como é o caso de se usar em computadores fixos e portáteis, dando uma análise mais detalhada do que se pode esperar com dados mais realistas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech