1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware sob um computador

 

Depois de um período de "silêncio", o malware conhecido como Emotet parece estar a voltar à atividade. E desta vez, o mesmo encontra-se a usar novas técnicas para levar à infeção de ainda mais sistemas.

 

De acordo com os investigadores, o malware Emotet encontra-se agora a usar o OneNote para se distribuir, explorando uma falha do mesmo para executar os conteúdos maliciosos nos sistemas das vítimas.

Esta nova forma de ataque do malware pretende ser uma alternativa para contornar algumas das restrições aplicadas na execução de macros, um dos meios pelo qual o malware se distribuía de forma regular.

 

Com a Microsoft a apertar as restrições na execução deste género de conteúdos, o malware agora adaptou-se para explorar outra ferramenta da empresa, seguindo também a tendência que outros malwares no mercado foram realizando. Usando o OneNote, ferramenta que se encontra em vários sistemas Windows, o malware agora pode contornar algumas das restrições e levar mais sistemas a serem infetados.

 

Na maioria dos casos, os utilizadores recebem um ficheiro do OneNote via email, que indica encontrar-se protegido, e que para o desbloqueio é necessário carregar sobre um botão do ficheiro – onde se iniciar o processo de ataque.

 

Para dificultar a identificação por parte de software de segurança, este malware distribui-se sobretudo em ficheiros de tamanho anormalmente elevado – com mais de 500 MB – e pode realizar várias atividades maliciosas nos sistemas se executado.

 

Como sempre, a melhor proteção parte dos próprios utilizadores, que devem ter cuidado com os ficheiros que descarregam e abrem da Internet, sobretudo de fontes desconhecidas ou quando são recebidos via email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech