1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google em smartphone

 

Esquemas envolvendo o nome da Google tendem a acontecer praticamente todos os dias, mas um em particular encontra-se a ganhar bastante destaque, tanto que a própria Google teve de começar a deixar o alerta para o mesmo.

 

Recentemente a Google alertou para um novo esquema de phishing, que se encontra a usar o nome da empresa para tentar enganar as vitimas. O esquema é bastante similar ao que já existia do passado, em que as potenciais vítimas recebem uma mensagem de spam, alegando que necessitam de atualizar alguma informação das suas contas Google ou podem perder o acesso das mesmas.

 

Estas mensagens são acompanhadas com links para acesso ao local onde, alegadamente, se deve realizar a atualização dos dados. No entanto, se as vitimas acederem, estão efetivamente a colocar-se em risco de perderem as suas contas e detalhes das mesmas.

 

O link pretende no email aparenta ser focado para "accounts.google.com", que é a plataforma legitima da Google para gerir as suas contas. No entanto, acaba por levar os utilizadores para um site externo, em controlo dos atacantes.

 

A Google recomenda que os utilizadores verifiquem sempre o remetente das mensagens de email – embora estes possam ser adulterados – mas acima de tudo, que verifiquem eventuais links que se esteja a aceder, de forma a garantir que são os corretos.

 

Nem sempre isso pode ser simples, sobretudo para utilizadores que não possuam o conhecimento técnico para tal. Portanto, a melhor forma de evitar o ataque será acedendo diretamente e manualmente aos locais onde se pode gerir a conta da Google, verificando se existe alguma informação da empresa.

 

Mas se mesmo assim estiver na dúvida, não se esqueça que no TugaTech temos uma comunidade ativa pronta a responder e ajudar. Use os fóruns para colocar a sua questão e receber mais ajuda da comunidade, que certamente poderão evitar que a sua conta seja roubada caso se trate efetivamente de um email de phishing.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech