1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Tesla logo em 3D

 

O CEO da Tesla, Elon Musk, vai ser mesmo obrigado a remover um tweet em que ameaçava os trabalhadores da empresa que estavam a decidir juntar-se a um sindicato. O tribunal responsável pelo caso indicou que o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA pode obrigar Musk a remover o tweet de ameaça para os trabalhadores, onde o mesmo indicava que poderia retirar as opções de ações dos funcionários que se juntassem ao mesmo.

 

O tweet foi enviado em maio de 2018, e ainda se encontra ativo, tendo sido enviado durante uma campanha sindical em uma das fábrica de veículos da Tesla em Fremont, Califórnia. Na mensagem, Musk ameaça retirar as opções de ações dos trabalhadores caso estes se juntem no sindicato.

 

O caso já tinha sido decidido em 2019, com o tribunal a considerar que Musk violou as leis do trabalho ao apresentar esta ameaça para os funcionários. No entanto, o mesmo apelou da decisão, sendo que agora o novo resultado volta a ser favorável para os trabalhadores.

 

Musk pode agora ser obrigado a remover o tweet que enviou em 2018 face a esta decisão. Ao mesmo tempo, o tribunal também deu razão para Richard Ortiz, um ex-funcionário da Tesla que alega ter sido despedido injustamente depois de tentar apelar à criação do sindicato de trabalhadores.

 

O tribunal considera que a Tesla deve pagar o que deve a Richard Ortiz e restabelecer o mesmo na empresa. Na altura, a Tesla tinha argumentado que Ortiz foi demitido por mentir durante uma investigação sobre má conduta de funcionários. Ortiz colocou duas capturas de ecrã dos perfis dos funcionários da Tesla do aplicativo Workday em uma página privada do Facebook "Empregados da Tesla para representação do UAW" e criticou esses funcionários por testemunharem no Legislativo da Califórnia contra a legislação apoiada pelo sindicato.

 

O tribunal considera que "a Tesla não tinha nenhuma política que proibisse o uso do Workday ou restringisse o acesso ao programa" por parte dos seus funcionários, portanto o despedimento pela publicação destes conteúdos deve ser considerado ilegal.

 

Em comunicado, Ortiz refere que "Este é um dia feliz em que meus direitos foram finalmente reivindicados", sublinhando ainda que "Estou ansioso para voltar a trabalhar na Tesla e trabalhar com meus colegas de trabalho para concluir o trabalho de formar um sindicato".

 

O diretor da 6ª Região do UAW, Mike Miller, chamou a decisão do tribunal de "uma grande vitória para os trabalhadores que têm a coragem de se levantar e de se organizar em um sistema que atualmente é fortemente favorável a empregadores como a Tesla, que não têm escrúpulos em violar a lei".

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech