A decisão do tribunal obrigou a empresa British Telecom (BT) a bloquear o acesso a um site pirata, o que poderá revolucionar a luta contra a pirataria online.
Deste modo, a empresa britânica vê-se obrigada a bloquear os seus clientes ao acesso do site Newzbin2, que agrega ficheiros disponíveis na rede Usenet.
A decisão do tribunal foi bem recebida pela própria BT, uma vez que, para a empresa, é preferível tomar estes meios para o bloqueio do site do que serem os fornecedores da Internet ou detentores dos direitos de autor a fazerem estas decisões.
No entanto alguns utilizadores temem pela possível censura online. "O julgamento do NewzBin é o lado mais afiado da enorme cunha da censura online" afirma no Twitter Loz Kaye, músico e líder da UK Pirate Party.
Também o director executivo da Consumer Focus refere que "bloquear os sites apenas trata os sintomas e não a verdadeira razão que leva os consumidores a infringir as leis de direitos de autor. Reduzir o acesso ao Newzbin2 é uma decisão apressada que não vai reduzir a procura por filmes de Hollywood."
Ainda está por decretar o modo de como será aplicada a proibição no acesso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!