1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware no Android

 

De tempos a tempos existe malware que consegue escapar das teias de segurança da Google, acabando por se infiltrar na Play Store e alcançando um maior leque de utilizadores. Foi o que aconteceu recentemente com um novo malware, conhecido como Goldoson.

 

Este malware conseguiu distribuir-se recentemente por mais de 60 aplicações legitimas, que coletivamente possuem mais de 100 milhões de downloads. De acordo com os investigadores da empresa de segurança McAfee, responsáveis pela descoberta, o malware conseguiu infiltrar-se através da exploração de extensões de terceiros que eram usadas em aplicações legitimas.

 

Uma vez instalado nos sistemas, o malware tinha a capacidade de recolher dados das aplicações instaladas no dispositivo, dados da rede sem fios e a localização do utilizador via GPS. Além disso, este poderia também realizar fraudes relacionadas com publicidade, tocando automaticamente em campanhas publicitárias como se fossem do utilizador.

 

Quando uma aplicação infetada pelo Goldoson era instalada nos dispositivos, este começava por receber alguns parâmetros de configuração de um servidor remoto, que eram usados depois para iniciar as atividades maliciosas.

O nível de recolha de dados baseava-se nas permissões que a app usada poderia ter. Como se tratavam de apps legitimas, a maioria poderiam ter permissões perfeitamente legítimas para o uso que se pretendia, mas o malware aproveitava as mesmas para recolher o máximo de informação e dados possíveis.

 

Sobre a fraude com publicidade, o malware era capaz de carregar em segundo plano páginas contendo publicidade da Google, que depois carregava secretamente como se fosse a vítima do dispositivo infetado, gerando receitas para os criminosos.

 

A maioria das aplicações que foram infetadas com o malware foram prontamente corrigidas pelos seus programadores. As que não foram corrigidas, a Google procedeu com a sua remoção da Play Store por violarem os termos da plataforma – mesmo que as apps em questão não fossem diretamente as maliciosas.

 

No entanto, é importante ter em conta que este malware pode distribuir-se por outras aplicações, que podem encontrar-se em plataformas externas da Play Store. Normalmente, este género de malware que realiza atividades em segundo plano é extremamente difícil de identificar, uma vez que não apresenta qualquer interação para com o utilizador.

Uma das formas de identificar este género de malware passa por avaliar possíveis desgastes excessivos da bateria de forma súbita, ou aquecimento anormal com o dispositivo em repouso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech