1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Edge com suporte a novas imagens

 

A Microsoft encontra-se, finalmente, a adicionar suporte ao formato de ficheiros AVIF sob o Edge. Este formato de conteúdos de imagens é baseado no codec AV1, e fornece melhorias consideráveis a nível da compressão de conteúdos, sem perda de qualidade significativa.

 

Ou seja, trata-se de uma técnica de compressão e formato de ficheiros que permite reduzir consideravelmente o tamanho das imagens na web. O AVIF era suportado em praticamente todos os navegadores no mercado, nomeadamente o Firefox e Chrome, sendo que o Edge era um dos poucos que ainda não contava com esse suporte.

 

A Mozilla foi das primeiras empresas a integrar o suporte ao AVIF no Firefox 93, em Outubro de 2021, tendo sido depois aplicado pela Google em 2022, com a chegada do Chrome 103. O Safari também recebeu suporte com o iOS 16 e a versão 16.0 do mesmo.

 

De acordo com o leaker Leopeva64, as versões mais recentes do Edge Canary encontram-se agora a suportar este formato de imagens. Os utilizadores podem rapidamente confirmar se um navegador suporta este formato de imagem através deste site.

 

suporte a imagens avif

 

De notar que, apesar de se encontrar disponível sob a versão Canary do Edge, ainda necessita de ser ativada manualmente pelas flags do navegador, com a criação de um atalho do Edge com a flag --enable-features=msEdgeAVIF.

Ao mesmo tempo, é importante sublinhar que ainda se trata de uma funcionalidade em desenvolvimento, portanto pode sofrer alterações no futuro.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech