1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Imagem de chip com AI no centro

 

Não existe como negar que a OpenAI veio revolucionar o mercado da Inteligência Artificial com o seu ChatGPT e o modelo GPT. No entanto, esta ainda se trata de uma plataforma dedicada e fechada, onde os utilizadores não podem tirar total proveito das capacidades do modelo nem terem controlo sobre o mesmo.

 

No entanto, existe uma alternativa: o GPT4All. Esta aplicação open source pretende ser uma alternativa para quem pretenda ter um chatbot baseado em modelos GPT dentro do seu próprio sistema. Esta aplicação funciona de forma bastante similar ao ChatGPT, mas é totalmente open source, funciona sem ligação à internet e encontra-se sempre disponível.

 

O GPT4All encontra-se desenhado para usar o modelo de linguagem natural GPT4All-J, que é baseado no modelo open source GPT-J. Apesar de este ter como objetivo funcionar de forma similar ao GPT-3, a base de treino do mesmo é consideravelmente inferior ao que se encontra no GPT-3 e GPT-4.

 

Além disso, como todo o processamento é feito de forma local, a velocidade do mesmo estará dependente do hardware que se tenha, nomeadamente no processador e RAM.

 

Imagem do chatbot no Windows

 

O programa encontra-se disponível para Windows, Linux e macOS. A instalação é relativamente simples, sendo que no exemplo do Windows, instala-se como qualquer outro programa. O download pode ser feito a partir do site oficial do programa.

 

No entanto, a ter em conta que, para a instalação, é necessário instalar o modelo de linguagem LLM no sistema, o qual possui cerca de 3 GB de tamanho total – sendo um processo que pode demorar algum tempo, dependendo dos recursos do sistema. Também o download será algo similar, portanto pode demorar algum tempo em ligações mais lentas.

 

Depois de instalado, basta procurar por GPT4All no menu inicial, sendo que a aplicação possui uma interface similar ao ChatGPT, sendo simples de usar. Basta colocar a questão para que o modelo apresente a resposta.

 

Como indicado anteriormente, apesar de ser criado com base numa linguagem que pretende imitar o GPT-3, esta é consideravelmente mais pequena, portanto existem alguns momentos que os utilizadores podem sentir as limitações do mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech