Para muitos, o Office é uma das primeiras aplicações que necessita de ser instalada em qualquer computador para uso no dia a dia. Afinal de contas, programas como o Word e Excel podem ser considerados essenciais para muitas tarefas diárias.
No entanto, nem todos podem dispensar o gasto para uma licença do Office, que vendida de forma oficial, pode ser consideravelmente cara. No entanto, sabia que existe uma forma de poder ter algumas das funcionalidades do Office diretamente no seu sistema Windows, a custo zero?
Programas como o LibreOffice podem ser uma alternativa, mas para quem pretenda uma solução integrada dentro do ecossistema da Microsoft, e onde seja possível usar muitas das funcionalidades que o Office fornece, existe uma forma algo escondida de o fazer dentro de todas as instalações recentes do Windows.
Ao pressionar o atalho do teclado CTRL+SHIFT+ALT+WIN, o sistema deve abrir automaticamente uma nova janela do Edge, onde o utilizador pode rapidamente aceder à suíte do Office na Web. Esta suíte fornece muitas das funcionalidades que se encontram nas aplicações para desktop do Office, e é completamente gratuito – tudo o que os utilizadores necessitam é de uma conta da Microsoft para a usar.
Se for a primeira vez que usa o atalho, e não possuir uma conta da Microsoft ligada no Windows, vai ser requerido que realize o login na mesma.
Ao mesmo tempo, como possui integração direta com outros serviços da Microsoft, pode rapidamente partilhar os conteúdos para o OneDrive ou até guardar os mesmos de forma local como ficheiros do Office tradicionais.
Talvez não tenha a mesma simplicidade de funcionamento que o Office instalado diretamente no sistema operativo, e certamente que possui algumas limitações, mas é uma alternativa simples e rápida para quando necessita de um Office gratuito, sem licenças obscuras partilhadas em publicações de publicidade por sites na internet.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!