1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

ChatGPT da OpenAI com computador e dados

 

Recentemente algumas entidades começaram a demonstrar o receio sobre o uso do ChatGPT, devido sobretudo a questões de privacidade e segurança. A pensar nisso, a Microsoft pode agora estar a ponderar a criação de uma nova plataforma, que irá ter em foco exatamente esses dois pontos.

 

Recentemente algumas entidades apresentaram o receio de que os dados usados em plataformas como o ChatGPT poderiam ser usados para o treino dos modelos de linguagem dos mesmos, o que certamente pode ter efeitos negativos a nível da privacidade.

A pensar nisso, a Microsoft estaria a ponderar criar uma versão alternativa do ChatGPT, focada para entidades que tenham a privacidade em mente, no setor da saúde, finanças e banca. Esta plataforma iria garantir um maior nível de privacidade, sem recolha de dados para treino do modelo de linguagem.

 

Ao mesmo tempo, a ferramenta de Inteligência Artificial desta plataforma iria ser utilizada em sistemas separados da versão pública do chatbot, garantindo mais controlo sobre o que esta realiza – e separando as informações.

No entanto, esta plataforma também tem os seus pontos negativos, sendo que um deles será a nível do preço, que as estimativas iniciais apontam que seja dez vezes superior ao que existe atualmente para a plataforma do ChatGPT padrão.

 

A OpenAI também se encontra a ponderar lançar uma plataforma similar, que terá em foco a capacidade de os utilizadores controlarem os dados que podem ser usados para treino do modelo. Esta funcionalidade foi, de certa forma, já disponibilizada no ChatGPT sob as recentes atualizações, mas a empresa pretende ir mais longe ao criar um ambiente dedicado para cada empresa a nível de processamento de dados.

 

Este género de plataformas não seria inteiramente único no mercado, sendo que a OpenAI já trabalhou com a Morgan Stanley para criar uma versão privada do ChatGPT, que é usada para analisar registos financeiros de clientes do banco – algo sensível que não deve ser usado para treino do modelo de linguagem.

 

Como a Microsoft já possui um grande investimento na OpenAI, isto iria permitir à empresa revender este género de produtos sem quebrar os termos do acordo entre as duas partes. Ao mesmo tempo, permite também à Microsoft lançar o seu próprio produto de IA privado sobre o seu nome.

 

Se tudo correr como esperado, este novo serviço de chatbot via IA privado deve ser lançado durante a segunda metade deste ano. No entanto, os detalhes de tal ainda são escassos.

 

De relembrar que, de forma recente, a Samsung foi uma das empresas que baniu os funcionários de usarem ferramentas como o ChatGPT para questões associadas com o trabalho, sobre o risco de dados sensíveis e confidenciais serem usados para treino do modelo de IA.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech