1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Session

 

Desde que o WhatsApp começou a alterar alguns dos seus termos de serviço, vários utilizadores estão a começar a procurar alternativas mais seguras e privadas. Os nomes que surgem de forma imediata como alternativa ao WhatsApp são, quase sempre, o Signal e Telegram.

 

Apesar de ambas estas aplicações serem realmente uma boa alternativa, sabia que existe uma que promete ainda mais privacidade nas comunicações? Hoje vamos dar a conhecer a “Session”, uma aplicação realmente destinada a quem pretenda privacidade e segurança.

 

A Session coloca todas as funcionalidades de segurança que se espera numa aplicação de mensagens, mas leva as mesmas um pouco mais além. A aplicação fornece encriptação ponta-a-ponta para todos os conteúdos, além de prometer ainda não recolher qualquer género de informação privada dos utilizadores.

 

Esta foca-se para quem realmente pretenda privacidade e liberdade de expressão, sem qualquer género de vigilância ou recolha de dados pessoais.

Para começar, o serviço possui um funcionamento algo diferente do existente nas restantes plataformas, passando até pelo registo. O Session não utiliza contas de utilizador, e como tal, não é necessário qualquer email ou número de telefone para se registar.

 

A aplicação também não realiza qualquer recolha de dados, todos os conteúdos estão encriptados e é usada a rede Tor/Onion (sistema baseado na mesma) para ainda mais privacidade.

 

Cada utilizador possui um ID único, que ficará associado ao seu “perfil” dentro do serviço. Colocamos perfil entre aspas porque o ID não ficará diretamente associado a si – a qualquer momento pode eliminar o mesmo e criar um novo, se assim o entender. No entanto, é através deste ID que poderá contactar outros utilizadores ou ser contactado.

 

criação de ID session

 

É importante sublinhar que, caso pretenda aceder ao seu “perfil” em outros dispositivos, terá de fazer primeiro o backup da sua chave de recuperação – a app sugere que isso seja feito da primeira vez que aceder à mesma. Esta chave será importante, pois é o que permite manter o seu ID ativo caso reinstale a aplicação ou necessite de aceder noutro equipamento.

 

cache de recuperação session

 

Quando tiver o ID, bastará partilhar com outros utilizadores que também estejam no Session, e poderão manter a comunicação a partir dai. Também é possível criar grupos de conversa com mais do que um utilizador ao mesmo tempo.

 

session conversa

 

Como indicado inicialmente, a comunicação é inteiramente encriptada, e todos os conteúdos também o são – incluindo imagens, vídeos ou ficheiros que sejam enviados. Além disso, para garantir ainda mais privacidade, a aplicação utiliza a rede Onion/Tor para realizar uma comunicação completamente segura para a outra parte.

 

session id session

 

Ou seja, está a obter total privacidade na sua conversa tal como estaria ao aceder através de uma ligação Tor, visto que a transmissão das mensagens é feita diretamente por essa rede – que é bem conhecida pelo anonimato que fornece.

 

rede tor session

 

Uma vez que utiliza a rede Tor, a aplicação não fornece algumas funcionalidades mais avançadas, como é o caso da capacidade de permitir chamadas de vídeo ou de voz. No entanto, para quem apenas necessite de realizar o envio de mensagens, esta é uma excelente alternativa e consideravelmente mais privada a qualquer outra solução alternativa ao WhatsApp.

 

diversas apps Windows e macos

 

A Session encontra-se disponível para Android, iOS, Windows, macOS e Linux. Para dispositivos móveis encontra-se também na F-Droid e Play Store, bem como na App Store da Apple.

Portanto, independentemente do sistema onde se encontre, vai certamente poder usar a mesma.

 

No final, a Session será uma excelente opção de alternativa ao WhatsApp, ou até mesmo ao Signal ou Telegram. Não fornece o mesmo nível de funcionalidades, é certo, mas as tarefas que realiza faz de forma mais segura e totalmente privada - além de ser inteiramente open-source.

 

Qual a aplicação que utiliza para enviar mensagens de forma segura?

Deixe nos comentários.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech