As primeiras fábricas da TSMC nos EUA encontram-se atualmente em processo de construção, sendo que a empresa se encontra a começar a discutir com alguns parceiros os eventuais preços de encomendas que sejam feitas nas mesmas.
De acordo com o portal DigiTimes, a construção de semicondutores em solo americano pode ter custos até 30% mais elevados do que os associados com a construção noutros países, nomeadamente nas fábricas de Taiwan.
A fonte aponta que, chips desenvolvidos no processo N4 e N5 podem ter custos entre 20 a 30% superiores comparativamente aos mesmos processos no Taiwan. Por sua vez, os nodes N28/N22 e N16/N12 podem ter custos entre 10 a 15% superiores aos das fábricas da empresa no Japão.
Obviamente, estes custos são passados diretamente para as empresas que optem por usar estes processos em solo americano, sendo que a TSMC ainda mantém margens de lucro de 53%.
De notar, no entanto, que as discussões de valores ainda se encontram em andamento com clientes nos EUA, portanto os valores podem vir a ser alterados no futuro. Uma das empresas que certamente teria interesse neste ponto é também uma das maiores clientes da TSMC: a Apple. Existe a possibilidade que sejam criados acordos especiais com esta, uma vez que é uma das maiores clientes atualmente da TSMC, contribuindo para 25% das suas receitas totais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!