A entidade para a competição do Reino Unido, a CMA, tem estado atarefada na análise de grandes empresas no mercado. Ainda de forma recente esta bloqueou a compra da Activision por parte da Microsoft, alegando que a mesma iria prejudicar as entidades rivais. E agora, existe um novo foco.
As autoridades confirmaram que vão começar a realizar uma investigação inicial sobre plataformas de Inteligência Artificial e os seus modelos, o que inclui nomes como o Bing Chat e o ChatGPT.
A CMA pretende analisar como estas ferramentas de criação de conteúdos via IA podem afetar as empresas e a economia do Reino Unido. Nesta fase inicial, a entidade pretende começar por analisar como estas tecnologias podem evoluir, como podem afetar a competição no mercado e os consumidores, e pretende também criar um conjunto de regras para as mesmas, focada nessas mesmas proteções.
Apesar de o caso ter sido confirmado pela CMA, a investigação será feita por várias entidades reguladoras no Reino Unido, sendo que a da CMA será focada na proteção dos interesses dos consumidores e das empresas.
Ao mesmo tempo, a entidade pretende também analisar a forma como os conteúdos criados por IA são licenciados. Neste exemplo, conteúdos criados em plataformas como o ChatGPT, são diretamente licenciados pela OpenAI – que apesar de poder não realizar medidas contra utilizadores individuais pelos conteúdos criados na sua plataforma, podem ter uma resposta diferente para conteúdos que sejam criados para fins comerciais.
Apesar de a CMA focar-se, sobretudo, a nível da proteção dos consumidores, empresas e na forma como as tecnologias podem afetar as entidades no mercado, as diversas entidades reguladoras que irão fazer parte desta revisão inicial certamente que vão ter esses pontos em mente.
Para já, as entidades encontram-se à procura de informações sobre consumidores que possam ter sido prejudicados pelo uso de tecnologias de IA, até ao dia 2 de Junho.
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