1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

logo do Twitter em 3D

 

O Twitter sempre foi uma plataforma aberta para os investigadores, onde estes usavam a API da empresa para poderem obter informações úteis para os mais variados fins. No entanto, com as recentes mudanças que Elon Musk realizou na plataforma, agora estes devem pagar quase 42.000 dólares por mês para poderem continuar a usar a mesma.

 

Obviamente, isto é insuportável para a grande maioria, e portanto, será necessário deixar de usar a plataforma como forma de obter dados importantes para investigações. No entanto, o Twitter pretende agora ir mais longe.

 

Durante anos, o Twitter forneceu acesso académico ao que era chamado de "decahose", uma espécie de plataforma onde os investigadores poderiam obter detalhes completos de 10% dos conteúdos partilhados na plataforma. A ideia seria ajudar nas investigações, e que poderia ser útil para os mais variados fins.

 

Durante a pandemia, este acesso foi fornecido como forma de avaliar como o Twitter estava a lidar com a desinformação, ou o quando esta era partilhada e acedida. No entanto, agora as regras vão mudar.

 

Com as novas medidas e regras da API, é necessário pagar 42.000 dólares por mês para se manter o acesso, algo que muitas entidades não vão realizar. No entanto, o Twitter encontra-se agora a notificar uma grande parte das mesmas que, caso deixem de usar a plataforma, necessitam também de eliminar todos os dados que foram recolhidos da mesma – o que inclui até dados antes de Elon Musk se encontrar na direção.

 

Os novos contratos que o Twitter se encontra a realizar, além de indicarem que os 42.000 dólares apenas permitem acesso a 0.3% dos dados dos utilizadores – consideravelmente abaixo dos 10% anteriores – também indica que os investigadores necessitam de remover toda a informação arquivada anteriormente pelo sistema.

 

É importante notar que esta indicação encontrava-se já nos termos que os utilizadores aceitaram anteriormente, mas agora a situação será consideravelmente diferente. Em primeiro lugar, o valor da mensalidade para acesso será consideravelmente mais elevada, e ao mesmo tempo, o acesso a dados é consideravelmente mais reduzido.

 

Muitos investigadores encontram-se a apontar que, com esta medida, será basicamente necessário "queimar" registos históricos não apenas do Twitter, mas de toda a internet e de estudos que poderiam ajudar toda a comunidade.

 

Ao mesmo tempo, estas medidas limitam consideravelmente a forma como os investigadores podem criar conteúdos académicos, incluindo de ferramentas que monitorizam a forma como a internet é usada e as redes sociais.

 

Infelizmente o Twitter não possui uma equipa de comunicação externa para responder a questões sobre estas mudanças, sendo que o contacto de imprensa da mesma encontra-se a responder automaticamente com um emoji de dejetos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech