Estão sempre a ser descobertas novas formas sobre como os dados dos utilizadores podem ser roubados, e até mesmo pelo brilho do monitor é possível obter alguma informação.
De acordo com a descoberta de um conjunto de investigadores, é possível roubar informação que se encontra no ecrã com a tecnologia LCD utilizando apenas os pequenos ajustes no brilho destes ecrãs – invisível para o olho humano.
Através do uso de câmaras especiais, os investigadores conseguem filtrar as pequenas alterações nas cores e luminosidade de um ecrã LCD para registarem tudo o que se encontra a ser introduzido no mesmo, potencialmente levando ao roubo de dados.
Apesar disso, será improvável que este método seja utilizado para recolher informação de forma viável. Além de que os atacantes ainda teriam de convencer os utilizadores a introduzir os seus dados nos sistemas e a deixarem os mesmos acessíveis durante algum tempo, também teriam de ter controlo de câmaras com campo de visão para o monitor, de forma a conseguir registar todas as alterações – ou seja, uma tarefa praticamente impossível de ser feita no mundo real com resultados exatos.
No entanto, este método pode ser utilizado por algumas agencias de segurança ou entidades para recolherem o máximo de informação possível sobre um determinado sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!