No início do ano, os criadores do emulador Dolphin, mais conhecido por permitir correr jogos da GameCube e Wii, confirmaram que o mesmo iria chegar à Steam da Valve em breve. No entanto, esta decisão parece ter chamado mais à atenção da Nintendo.
De forma recente, a equipa responsável pelo emulador confirmou que o projeto de integrar o Dolphin na Steam encontra-se "suspenso", depois de a Valve ter recebido um pedido de DMCA da Nintendo, para bloquear o lançamento.
A equipa afirma que a Valve foi notificada pela Nintendo de um pedido de DMCA contra a página associada ao emulador, bloqueando o seu lançamento. Desta forma, o mesmo encontra-se agora suspenso de lançamento na Steam até que a situação seja resolvida.
Esta decisão agora pode ter impacto para o lançamento do emulador na Steam. A equipa do Dolphin pode decidir apelar da decisão de DMCA, mas tal medida pode levar a Nintendo a iniciar um processo em tribunal contra os mesmos – e a empresa é bem conhecida pela sua proteção de propriedade até ao último recurso. Em alternativa, a equipa pode decidir não lançar o emulador de todo na Steam.
De acordo com o portal PC Gamer, a Nintendo afirma que o emulador viola as suas propriedades ao permitir contornar algumas das proteções aplicadas nas consolas da empresa. A Nintendo afirma que o emulador encontra-se a usar chaves privadas da empresa para contornar as proteções, o que viola a propriedade da empresa.
É importante notar que outras empresas já tentaram, no passado, bloquear vários emuladores. A Sony foi um dos exemplos, que tentou bloquear os emuladores Bleem e Connectix, embora sem sucesso.
Para já ainda se desconhece qual vai ser a tarefa que a equipa de programadores do emulador Dolphin vai realizar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!