Durante os últimos anos, o mercado dos emuladores de consolas tem vindo a expandir-se de forma considerável. Tanto que, hoje em dia, não é complicado de encontrar emuladores de consolas até mesmo nas lojas de aplicações da Google e da Apple.
No entanto, recentemente uma aplicação deste formato foi removida da Google Play Store, depois de uma onda de controvérsia. O conhecido Nintendo DS DraStic, um emulador da consola Nintendo DS, foi subitamente removido da Google Play Store durante esta semana, ao que se junta também o site onde o projeto vinha a receber novidades.
Não se conhece exatamente o motivo pelo qual o emulador foi removido e o site aparentemente desativado, sendo que o criador do projeto ainda não deixou detalhes sobre o caso. No entanto, alguns rumores apontam que a Nintendo pode ter feito pressão para o mesmo remover a sua criação.
Isto não seria inteiramente novidade para a Nintendo, que no passado também levou a que outros emuladores das suas consolas, como o Yuzu, fossem descontinuados após pressões legais.
Porém, existe também a possibilidade que o projeto tenha sido simplesmente removido pelo seu criador. O mesmo já não era atualizado desde 2017, e o próprio criador do mesmo já tinha indicado no passado que não pretenderia manter o suporte ao mesmo durante muito mais tempo.
Caso a Nintendo tenha tentado avançar com alguma medida legal, isso pode ter motivado o criador a descontinuar completamente o projeto e remover as referências oficiais do mesmo. Inicialmente, DraStic era suposto tornar-se um emulador de código aberto, onde qualquer um poderia dar continuidade ao projeto, mas infelizmente isso não aconteceu.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!