1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Mensagem de phishing em smartphone de atacante

 

Os ataques de phishing tem vindo a ser cada vez mais vulgares, sendo que os criminosos aplicam diferentes técnicas para levarem os utilizadores a aceder a conteúdos potencialmente maliciosos.

 

O mais recente foi descoberto por um grupo de investigadores da BlackBerry, e foca-se sobretudo a utilizadores em Portugal.

O esquema começa quando as vítimas recebem um email, indicando que existem multas pendentes no seu nome, e que estas devem aceder aos conteúdos de um anexo para obterem informações e realizarem o pagamento.

 

No entanto, caso acedam aos mesmos, encontram-se a colocar em risco os seus dados de acesso a diversas contas bancárias online e outras informações sensíveis no sistema. A mensagem original apenas possui um pretexto para levar os utilizadores a descarregarem um ficheiro HTML, que quando aberto nos sistemas, inicia o download de outros ficheiros maliciosos – a maioria ficheiros da linha de comandos (CMD).

 

Mensagem de spam usada para esquema de phishing

 

As vítimas são levadas a pensar que estão a descarregar conteúdos associados com a suposta multa, quando na realidade encontram-se a descarregar ficheiros maliciosos para os seus sistemas, que procedem com o roubo de informações sensíveis.

 

Uma das primeiras linhas de defesa parte dos próprios utilizadores terem atenção aos conteúdos que descarregam da internet, nomeadamente de fontes desconhecidas ou que aleguem informação potencialmente sensível.

Em caso de dúvida, o método correto será contactar diretamente as autoridades competentes para avaliar se o conteúdo é verdadeiro ou não – tendo em conta que as multas não são enviadas neste formato.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech