A Apple revelou várias novidades para o iPadOS 17, e entre elas encontra-se uma nova de colaboração, que vai competir diretamente com a Google.
A Apple revelou que, através do iPad, os utilizadores podem brevemente interagir colaborativamente em documentos PDF. A nova ferramenta de leitura de PDFs do iPadOS 17 vai contar com algumas novidades, entre as quais se encontram as novas ferramentas de colaboração.
Para começar, a Apple destaca que a aplicação, usando Machine Learning, agora é capaz de identificar campos que necessitem de ser preenchidos nos documentos PDF, permitindo aos utilizadores introduzir conteúdos nos mesmos. Esta funcionalidade vai também encontrar-se disponível para fotos e documentos que os utilizadores enviem diretamente para o dispositivo – por exemplo, fotos de scan de documentos.
No entanto, uma novidade em particular vai batalhar diretamente com as ferramentas da Google: os utilizadores podem usar a aplicação de Notas no iPadOS para, rapidamente, anotarem conteúdos nos ficheiros PDF, que podem ser sincronizados em dispositivos de outros utilizadores – criando um ambiente de colaboração para a edição de documentos.
Os utilizadores podem usar a funcionalidade para tirar notas, que são diretamente apresentadas para outros utilizadores com permissões de acesso ao documento. A funcionalidade é similar ao que se encontra no Google Docs, mas com a vantagem que os utilizadores podem aqui usar o Apple Pencil para as notas – e aproveitando as funcionalidades base do iPadOS.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!