Os utilizadores do Windows Insider podem preparar-se para uma nova atualização, com a chegada de uma nova build no Windows 11.
A nova build 23481, disponível para o canal Dev, parece focar-se sobretudo em melhorias para o Explorador de Ficheiros e para a barra de tarefas, incluindo a capacidade de não conjugar os ícones das aplicações na mesma.
Para começar, a Microsoft destaca que foram realizadas várias melhorias no sistema do Windows Ink, que permite nos dispositivos suportados usarem a escrita manual para converter em texto nos campos de edição. A tecnologia de reconhecimento foi agora melhorada, para evitar erros no reconhecimento de certas letras.
Infelizmente, o Windows Ink apenas se encontra disponível em Inglês, não sendo conhecidos os planos de o disponibilizar em mais idiomas.
A nível do Explorador de Ficheiros, a Microsoft encontra-se a remover algumas definições de pastas, nomeadamente a opção de esconder os ficheiros protegidos pelo Sistema Operativo, entre outros – apesar de deixarem de ficar visíveis nas propriedades das pastas, os utilizadores que pretendam anda podem alterar as configurações via o registo.
A barra de tarefas é outro foco de novidades, trazendo consigo a aguardada opção de Nunca Combinar os itens de aplicações ativas, bem como de mostrar o nomes das apps na mesma. Esta funcionalidade era algo que já se encontrava disponível nas versões Canary mais avançadas, mas agora chega também ao canal Dev.
A Microsoft encontra-se ainda a alterar o "Chat" para "Microsoft Teams – Free", sendo que este encontra-se fixo na barra de tarefas por padrão.
Foram ainda feitas as tradicionais correções no sistema, de bugs identificados nos últimos meses, tanto no Explorador de Ficheiros como nas novas Dev Drives.
De notar que o canal Dev do Windows 11 ainda se foca nos utilizadores que pretendam testar as mais recentes novidades, mas com risco de alguns bugs afetarem o uso do sistema – portanto não é um canal recomendado para o dia a dia.
A atualização pode ser descarregada diretamente do Windows Update, sendo que a lista completa de alterações encontra-se no site da Microsoft.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!