A Meta encontra-se a realizar algumas alterações nos seus termos de uso do Quest 2 e 3, sendo que uma das principais alterações encontra-se na idade com que a Meta recomenda que os menores se encontrem na plataforma.
A partir do final deste ano, o Quest 2 e 3 passa a ser recomendado para utilizadores com mais de 10 anos, invés dos 13 anos que estão atualmente implementados. Estas contas de menores podem ser controladas pelos pais com as novas funcionalidades de controlo parental que a Meta se encontra também a estudar.
Segundo a empresa, esta encontra-se a integrar novas ferramentas de controlo de privacidade mais restritos, que os adultos podem aplicar nas contas de menores para prevenir o acesso a conteúdos potencialmente negativos para os mesmos. Os pais terão total controlo sobre estas contas de menores, e terão de autorizar várias das ações na mesma – bem como da eventual recolha de dados para otimizar a experiência dos menores na plataforma.
A ter em conta que, apesar do limite de idade baixar para o uso do Meta Quest, uma das principais plataformas da Meta para o metaverso, a Horizon Worlds, ainda se encontra com o limite mínimo de 13 anos para registar uma conta.
Um dos focos da Meta com esta medida será incentivar o uso do dispositivo de realidade virtual para aplicações de educação, permitindo aos menores terem novas formas de realizar experiências neste ambiente virtual, com conteúdo interativo e dedicado para os mesmos.
No entanto, ainda resta saber se a Meta vai conseguir manter as suas promessas de proteção de privacidade de menores com estas novas alterações. Tecnicamente a Meta encontra-se dentro das leis norte-americanas sobre o uso de dados por parte de menores, mas nem sempre essas regras impedem que menores sejam alvo de algumas atividades negativas nas plataformas virtuais onde se encontrem.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!