1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Autoridades australianas querem cortar Net a computadores infectados
Enquanto alguns países pretendem cortar a Net a piratas, na Austrália, está a ser estudado o corte da Net para computadores infectados. A instalação obrigatória de antivírus e firewalls  é outra medida em análise.

Após um ano de estudo, o Comité das Comunicações da Casa dos Representantes (CCCR) da Austrália acaba de propor ao governo local duas medidas inéditas para o combate ao cibercrime: uma primeira que pretende minimizar a disseminação de vírus através do corte de acessos à Net para computadores que tenham sido contagiados por códigos maliciosos; e uma segunda que torna requisito obrigatório para obtenção de acesso à Net a instalação de mecanismos de segurança como antivírus e firewalls.

Belinda Neal, presidente do CCCR, lembra que o vírus e afins já criaram uma economia subterrânea, com um custo anual de 649 milhões de dólares australianos (cerca de 460 milhões de euros).

"Na última década, o cibercrime deixou de ser um simples incómodo criado por hackers espertalhões e tornou-se um crime organizado e transnacional, que tem por principal objetivo o lucro chorudo, com consequências nefastas para as vítimas", refere Belinda Neal, citada pelo site News.com.au.

O estudo Hackers, Fraudsters and Botnets: Tackling the Problem of Cyber Crime conclui que o aumento da largura de banda dos últimos tempos tem potenciado a disseminação de vírus entre os australianos.

Além das duas medidas mais drásticas, o estudo faz mais 32 recomendações. Criação de uma linha apoio para vítimas do cibercrime, tornar ilegal a instalação de aplicações pirateadas, e responsabilização das produtoras de antivírus (com indemnizações para as vítimas) figuram na lista de recomendações.
Fonte Exame Informática







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech