A NVIDIA é uma das empresas que mais investimentos tem vindo a realizar a nível da IA, sobretudo na parte do hardware que fornece para outras entidades. Sem dúvida, os avanços na IA apenas são possíveis graças aos avanços no hardware e na capacidade de processamento de dados.
Isto parece demonstrar-se claramente nos resultados financeiros mais recentes da empresa. Os dados, respeitantes ao segundo trimestre de 2023, demonstram que a empresa aumentou fortemente as receitas, sobretudo nas divisões de centros de dados e dos produtos focados para uso com tecnologias de IA.
A empresa registou receitas de 13.51 mil milhões de dólares, o que corresponde a cerca de 101% acima dos valores de 6.704 mil milhões registados no mesmo período do ano passado.
O mesmo verifica-se também a nível dos lucros, onde a empresa obteve mais de 6.188 mil milhões de dólares, ou cerca de 800% superior aos 656 milhões registados em igual período do ano anterior.
Como seria de esperar, estes valores levaram a que as ações da empresa aumentassem 8% apenas durante as últimas horas.
Estes aumentos foram graças à Inteligência Artificial, e à crescente necessidade de hardware como o H100 e A100, duas das placas mais usadas no processamento de dados de modelos de IA.
Na apresentação dos resultados, o CEO da NVIDIA aponta que “Durante o trimestre, os principais fornecedores de serviços em nuvem anunciaram enormes infraestruturas de IA NVIDIA H100. Os principais fornecedores de sistemas e software de TI empresariais anunciaram parcerias para levar a IA da NVIDIA a todos os setores. Começou a corrida para adotar a IA generativa.”
Quanto às restantes divisões, a de jogos teve receitas de 2.49 mil milhões de dólares no mesmo período, um aumento de 22% comparativamente ao ano anterior.
No entanto, o foco para o futuro parece estar na IA, e com isto, a empresa prevê que as receitas venham a continuar a aumentar daqui em diante.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!