Durante a pandemia, o mercado dos computadores pessoais registou um forte crescimento de vendas, em parte porque cada vez mais pessoas começaram também a precisar de trabalhar de forma remota.
Isto levou a aumentos de vendas entre 2020 e 2021, conforme novos sistemas começaram a ser adquiridos para o trabalho a partir de casa. No entanto, agora que esses tempos passaram, os valores parecem estar em tendência contrária.
De acordo com os dados mais recentes da International Data Corporation (IDC), o mercado dos PCs a nível global antecipa-se que venha a registar quedas de 13.7% comparativamente ao ano anterior, para as 252 milhões de unidades enviadas para o mercado.
Segundo esta fonte, o mercado continua a verificar uma tendência em queda, com os consumidores a darem mais prioridade para os seus gastos em outras áreas. Isto leva que seja realizado menos investimentos na compra de novos computadores.
A entidade afirma ainda que o próprio mercado também se encontra a verificar uma tendência de mudança, com os sistemas de processadores AMD a terem um ligeiro avanço, passando para 11% do mercado, e os sistemas da Apple a atingirem os 5%.
Apesar dos valores, a entidade afirma que existem algumas previsões positivas para 2024, onde se espera um ligeiro aumento das vendas. Ainda será em valores inferiores aos registados em 2019 e 2020, mas será uma melhora considerável face ao atual – pelo menos na teoria.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!