1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Chip com logo da OpenAI

 

A OpenAI é uma das empresas que tem vindo a realizar mais avanços na área da IA, e isso nota-se em plataformas como o ChatGPT e em todas as novidades reveladas na mesma. No entanto, a empresa pode agora encontrar-se a focar num novo projeto, que vai aumentar ainda mais as capacidades da empresa na área.

 

De acordo com os mais recentes rumores, a OpenAI encontra-se a focar consideravelmente na criação de um chip dedicado, focado para tarefas de IA. Os rumores apontam que o CEO da OpenAI, Sam Altman, tem vindo a focar-se consideravelmente na compra de empresas que tenham como objetivo produzirem os seus próprios chips, e aplicando a tecnologia de IA nos mesmos. A ideia será para a empresa ter uma forma de construir os seus próprios chips, que seriam usados nos diferentes produtos da mesma, sem terem de se basear em produtos de terceiros – como acontece atualmente com a NVIDIA, a principal fornecedora dos GPUs para a OpenAI.

 

Ao mesmo tempo, esta medida iria permitir reduzir os custos para a empresa. Atualmente, cada query feita no ChatGPT possui um custo de processamento associado, o qual tem vindo a aumentar não apenas devido ao uso mais elevado da plataforma, mas também à dificuldade em encontrar novos chips no mercado. Ao usar os seus chips dedicados, a OpenAI poderia reduzir consideravelmente os custos para estas operações, tornando-se ainda mais lucrativa.

 

No entanto, esta ideia ainda se encontra com alguns contratempos pelo caminho. Apesar da necessidade da mesma, desenvolver um chip de IA de raiz é um processo demorado e complicado, que envolve igualmente custos elevados. Existem mesmo exemplos de outras entidades que, no passado, tentaram esta medida sem sucesso. Apesar de o ChatGPT estar em crescimento, os investimentos nesta nova área poderia causar um rombo considerável nas contas da empresa.

 

Para já todas as informações apontam que se trata apenas de ideias, e ainda nada concreto foi avançado pela empresa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech