1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Imagem da OpenAI com ataque DDoS

 

Durante o dia de ontem, e por várias horas, o ChatGPT e a infraestrutura de API da OpenAI estiveram inacessíveis. Na altura, a empresa confirmou a falha, mas sem deixar mais informações sobre a sua origem.

 

No entanto, agora conhecem-se mais detalhes sobre o que verdadeiramente ocorreu. De acordo com o comunicado da OpenAI, a infraestrutura da empresa terá sofrido um ataque DDoS, que levou à inacessibilidade de vários dos serviços da mesma.

 

A empresa refere mesmo que, apesar do pico do ataque ter ocorrido durante o dia de ontem, desde então a mesma tem sido alvo de ataques esporádicos, com valores anormais de tráfego sob os seus sistemas, que se encontram a causar problemas. A empresa afirma continuar a mitigar a situação dentro das possibilidades. É possível que as falhas continuem a verificar-se de forma esporádica sobre os serviços da empresa, mais concretamente sobre o ChatGPT, onde os utilizadores reportam várias ocasiões de mensagens de erro.

 

Apesar de a OpenAI não ter indicado a origem dos ataques, o grupo Anonymous Sudan terá confirmado no seu canal do Telegram a autoria dos ataques DDoS. Em causa encontra-se o facto da entidade apresentar-se como neutra dentro dos incidentes que se encontram a decorrer envolvendo Israel e a Palestina. O grupo afirma que terá lançado o ataque com o objetivo de prejudicar o acesso aos sistemas da empresa, e eventualmente levar aos erros no ChatGPT.

 

O grupo afirma ainda que terá usado uma rede botnet conhecida como “SkyNet”, que o mesmo já teria vindo a testar desde meados de Outubro. Esta rede é capaz de lançar fortes ataques DDoS L7, focados em sobrecarregar os sistemas das vítimas com tráfego desnecessário, impedindo o acesso dos utilizadores legítimos.

 

Este grupo tem vindo a realizar ataques DDoS de elevado destaque. Em Junho, o mesmo também afirmou ter estado na origem dos ataques que causaram problemas no acesso ao Outlook, OneDrive e Azure.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech