A MediaTek revelou o seu mais recente chip a chegar ao mercado, focado para dispositivos premium e onde as tecnologias de IA generativa seja o foco. O novo Dimensity 8300 foi agora confirmado, trazendo várias melhorias de desempenho e funcionalidades para a linha.
A fabricante destaca o modelo como tendo algumas das características mais avançadas do Dimensity 9300, como o suporte de forma nativa para IA generativa, o que deve otimizar ainda mais as tarefas dos utilizadores dentro dos seus dispositivos.
O Dimensity 8300 encontra-se produzido numa arquitetura de 4 nm de segunda geração, por parte da TSMC. Esta arquitetura baseada em ARMv9 deverá fornecer melhorias de desempenho, ao mesmo tempo que torna o processador mais eficiente. O mesmo conta com quatro núcleos Arm Cortex-A715 e quatro núcleos Cortex-A510, que a fabricante afirma serem 20% mais rápidos que a geração anterior, e até 30% mais eficientes.
O processador conta ainda com uma GPU Mali-G610 MC6, que a fabricante afirma trazer 60% de melhorias em desempenho para os jogos mais existentes no mercado – mas ainda sem suporte a ray tracing nativo.
O mesmo conta ainda com a APU 780, que a empresa garante ser focado para tarefas de processamento de IA generativa. Este deve focar-se em otimizar as tarefas de IA de forma dedicada, deixando o processamento fora dos cores principais do processador. A mesma afirma que o APU é capaz de processar modelos com até 10 mil milhões de parâmetros diferentes.
Por fim, junta-se ainda um ISP Imagiq 980 de 14 bits da MediaTek, que permite a captura de vídeos até 4K @ 60 FPS com HDR. Destaca-se ainda o suporte para LPDDR5X e UFS 4.0, de forma a que os dados sejam processados mais rapidamente.
Espera-se que o Dimensity 8300 venha a encontrar-se em alguns modelos no mercado antes do final de 2023, mas a fabricante não revelou detalhes sobre quais os primeiros modelos a receber o mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!