Durante as últimas semanas, o YouTube tem estado numa verdadeira “guerra” com os bloqueadores de publicidade. Tendo em conta que é uma das principais fontes de receitas da plataforma de vídeos, o YouTube ultimamente tem vindo a bloquear o acesso a vídeos para quem usa bloqueadores de publicidade.
A ideia da plataforma seria incentivar os utilizadores a assistirem a publicidade, ou a pagarem pelo YouTube Premium, onde uma das vantagens será a remoção de publicidade do serviço.
No entanto, parece que a maioria dos utilizadores não se encontram a seguir aquilo que o YouTube pretende – nos dois casos. Na verdade, recentes estudos apontam que as medidas aplicadas pelo YouTube contra os bloqueadores de publicidade está a causar com que ainda mais utilizadores usem estes sistemas.
Um estudo da allaboutCookies questionou 1000 utilizadores do YouTube sobre o seu comportamento dentro da plataforma, relativamente aos bloqueadores de publicidade. No estudo, verificou-se um aumento de 336% no acesso a páginas de extensões de bloqueadores de publicidade, com os utilizadores a optarem por seguir essa via invés de pagarem pelo Premium ou desativarem o mesmo no site.
Dos utilizadores questionados, apenas 12% decidiram passar para o YouTube Premium devido a esta medida. Quando questionados qual deveria ser o preço justo para aplicar no YouTube de forma a ver conteúdos sem publicidade, 52% dos entrevistados indicam que deveria ser gratuito, enquanto que 23% indicam que deveria ser entre 1 a 5 dólares por mês.
O estudo também indica que 22% dos utilizadores se encontram mais tentados a usarem bloqueadores de publicidade depois das medidas da Google na sua plataforma. No geral, os dados parecem indicar que existe mais gente que estará disposta a alterar para bloqueadores de publicidade mais poderosos, e a ir alternando os mesmos, do que a pagar para continuar a usar o YouTube sem publicidade – o que vai contra a ideia que a Google teria para a plataforma com esta medida.
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