Enquanto o Facebook e a Apple trocam acusações sobre os benefícios ou não da partilha de dados pessoais para efeitos de publicidade, pela Internet parece que existe cada vez mais utilizadores preocupados com a sua privacidade online – e sobretudo sobre a mesma em formato de publicidade.
De acordo com um estudo recentemente realizado, uma grande percentagem de utilizadores (nos EUA) usam os seus navegadores com sistemas de bloqueio de publicidade ativos. O mesmo estudo também aponta que este uso tem vindo a aumentar durante os últimos tempos, em prol de uma maior consciência a nível da privacidade digital.
De acordo com a empresa Blockthrough, mais de 257 milhões de utilizadores mantêm os seus bloqueadores de publicidade ativos de forma regular nos seus dispositivos. No entanto, o número torna-se consideravelmente mais elevado quando se olha para a vertente de dispositivos móveis, onde no prazo de cinco anos o valor passou de 282 milhões de utilizadores a usarem bloqueadores de publicidade para mais de 586 milhões no final de 2020.
O mesmo estudo também teve em conta a opinião de alguns utilizadores regulares da internet, que quando questionados sobre o uso de bloqueadores de publicidade, 40% dos entrevistados indicam usarem um nos seus navegadores do dia a dia. Este valor é mais que o dobro do que normalmente os sistemas de análise de bloqueio de adblockers verificam – os quais também podem não ser totalmente eficazes na medição, já que o bloqueio pode também aplicar-se nos mesmos.
Entre os motivos que levam ao bloqueio da publicidade, 81% dos entrevistados apontam que o fazem devido ao facto da publicidade ser distrativa e causar confusão sobre os conteúdos que estão a ser acedidos. Por outro lado, 62% afirma bloquear a publicidade com receio por malware e 58% por receios a nível da privacidade e recolha de dados.
É importante referir que o estudo teve como base a análise de downloads e ativações do bloqueador de publicidade da empresa Eyeo, os criadores do Adblock Plus – um dos bloqueadores de publicidade mais populares para a maioria dos navegadores.
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