Recentemente começaram a surgir relatos de utilizadores do Google Drive, a indicar que alguns dos seus ficheiros estariam a desaparecer misteriosamente da plataforma cloud da empresa. Esta situação certamente que será problemática, pelo que a Google rapidamente iniciou a investigação do caso.
Ao que parece, existe mesmo um problema, que aparenta encontrar-se relacionado com a sincronização dos ficheiros. E hoje a Google revelou mais detalhes, bem como os passos que os utilizadores devem realizar para corrigir o problema.
A Google recomenda que os utilizadores comecem por descarregar a mais recente versão do Google Drive para Windows ou macOS, instalando a mesma nos seus sistemas. Feito isso, os utilizadores devem iniciar o Drive em “Modo de Recuperação”.
Para tal, os utilizadores devem carregar no ícone da barra de tarefas associado com o Google Drive, e enquanto carregam em “Definições”, devem manter pressionada a tecla SHIFT.
A partir dai, deve encontrar-se disponível uma nova opção apelidada de “Recover from backups”, que vai realizar a recuperação de todos os ficheiros que tenham sido incorretamente sincronizados pelo Drive.
Caso seja descobertos ficheiros perdidos, estes serão colocados numa nova pasta dentro da conta do Drive, com o nome de “Google Drive Recovery”.
Os utilizadores mais avançados podem ainda tentar realizar o mesmo procedimento, em mais detalhe, via a linha de comandos. No entanto, este processo será consideravelmente mais complexo e demorado, exigindo também mais conhecimentos técnicos.
De relembrar que, no final de Novembro, vários utilizadores do Google Drive começaram a verificar que os seus ficheiros estariam a ser eliminados das suas contas, com alguns a perderem conteúdos desde Maio deste ano. A Google afirma que apenas uma pequena percentagem de utilizadores terão sido afetados por este problema.
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