A Microsoft confirmou que o Modo de Console Herdado do Windows 11 vai deixar de ser suportado em futuras instalações do sistema operativo. Possivelmente esta medida não deve afetar um grande número de utilizadores, mas será importante de ter em conta para quem usa aplicações antigas no sistema.
De acordo com o comunicado da Microsoft, a funcionalidade irá ser removida em futuras atualizações do Windows 11. Esta medida encontra-se prevista de ser aplicada em 2024, sendo que para já ainda não existe uma data concreta de quando tal vai acontecer.
No entanto, apesar de a funcionalidade deixar de se encontrar de forma nativa na linha de comandos do Windows 11, os utilizadores que a pretendam ainda a podem manualmente instalar via o comando DISM /add-Capability. Portanto, tecnicamente, a medida apenas afeta quem tenha instalações mais recentes do Windows 11, e é sempre possível de continuar a usar a funcionalidade – mesmo que não tenha suporte da Microsoft.
O Modo de Console Herdado é uma funcionalidade existente na linha de comandos do Windows, que permite emular uma versão mais antiga da linha de comandos, quando os utilizadores necessitem de correr programas que não estão adaptados para as recentes versões da linha de comandos.
Isto deve ser necessário apenas em aplicações da linha de comanos realmente antigas, e possivelmente em raros casos.
No entanto, este é menos um ponto de problemas que a Microsoft terá assim de se preocupar dentro do Windows, e junta-se a outras funcionalidades que a empresas confirmou que iria descontinuar durante o próximo ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!