O mercado da publicidade tem vindo a crescer de ano para ano, e se tivermos em conta as previsões para 2023, espera-se que os valores voltem a ser novamente elevados.
De acordo com o relatório This Year Next Year (TYNY), o mercado mundial da publicidade deve representar cerca de 812 mil milhões de euros em 2023, o que corresponde a um aumento de 5.8% face ao ano anterior.
A categoria de grande consumo, Fast Moving Consumer Goods – FMCG, será a que irá contribuir mais para os investimentos em publicidade, em torno de 19.7%. Este valor manteve-se elevado porque algumas das maiores empresas no setor mantiveram os seus planos de marketing durante este período, apesar da inflação verificada ao longo do ano.
Dentro da categoria digital endemics, que envolve empresas com atividades sobretudo digitais e online, o investimento terá sido de 10% em publicidade. Este valor não engloba algumas das marcas mais conhecidas, como a Amazon, Google ou a Meta.
Engloba-se ainda Media & Entretenimento (7,4%), de Tecnologia (5,5%) e Auto (4.8%).
Estima-se que para 2024 a tendência venha a ser de crescimento, embora a inflação que se verifica no mercado possa ditar alguma contingência de certas entidades no investimento da publicidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!