Durante a CES 2024, o novo padrão de redes sem fios Wi-Fi 7 foi oficialmente certificado, e está agora pronto para começar a chegar aos primeiros dispositivos.
A Wi-Fi Alliance confirmou oficialmente o novo padrão, que vai trazer várias novidades para os utilizadores e para os dispositivos futuros a chegarem ao mercado. Segundo a entidade, cerca de 233 milhões de dispositivos vão receber suporte ao Wi-Fi 7 até ao fim de 2024.
Alguns destes dispositivos já se encontram atualmente à venda, e apenas aguardavam a aprovação da Wi-Fi Alliance para poderem começar a usar o mesmo – e até funcionavam, embora exista ainda um número limitado de dispositivos com suporte a Wi-Fi 7.
O Wi-Fi 7 vai permitir ainda mais desempenho a nível da velocidade de rede, e redução de latência, para novas experiências no mercado. O mesmo usa os canais do espectro de 320 Mhz, e conta com 2 vezes mais largura de banda comparativamente ao padrão anterior.
Uma das novidades deste padrão encontra-se no Multi-link Operation, ou MLO, que permite usar duas bandas de rede para tarefas de download e upload, tornando o processo consideravelmente mais eficiente.
Obviamente, todos os dispositivos com suporte a Wi-Fi 7 são também compatíveis com os padrões anteriores, mas sem as funcionalidades extra que se encontram na tecnologia mais recente. Portanto, mesmo que não tenha um smartphone com Wi-Fi 7, o mesmo vai funcionar num router com esta tecnologia.
Os dispositivos suportados oficialmente pelo padrão devem receber um selo de certificação com o sinal de Wi-Fi 7. Espera-se que novos dispositivos no mercado venham a contar com suporte ao padrão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!