É uma técnica tão antiga como a história dos telemóveis. Quando um dispositivo eletrónico cai em água, uma das formas de se tentar “secar” mais rapidamente o mesmo para evitar danos passa por colocar este em sacos com arroz.
A ideia será que o arroz recolhe a humidade mais rapidamente, o que permite evitar danos a longo prazo. A maioria dos dispositivos mais recentes no mercado contam com proteção contra água, mas isso não impede que a “dica” ainda seja seguida por muitos.
No entanto, no caso da Apple, a empresa agora ativamente desaconselha os utilizadores a colocarem os seus dispositivos em arroz. De acordo com um documento de suporte da empresa recentemente atualizado, a Apple indica que os iPhones alertam os utilizadores quando é detetada água nas portas ou noutros componentes do mesmo – evitando que estes possam ser usados.
Este mecanismo garante a proteção do sistema e dos componentes, ou até danos mais graves como o potencial curto-circuito pelo contacto da água. No entanto, muitos utilizadores, para tentarem secar mais rapidamente o dispositivo, podem colocá-lo em arroz.
No entanto, a Apple não recomenda que tal seja realizado, visto que as partículas de arroz podem causar danos irreparáveis aos componentes do iPhone. A empresa também não recomenda que sejam usados dispositivos de aquecimento externos, como secadores de cabelo, ou que se tente limpar a ligação com toalhas ou cotonetes.
A melhor forma será deixar o dispositivo numa área com alguma circulação de ar, que permita à água evaporar naturalmente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!