1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

hacker com cara de AI

 

A Inteligência Artificial encontra-se presente cada vez mais no dia a dia dos utilizadores pela internet, mas se possui os seus usos benignos, também conta com as suas criações maliciosas.

 

Plataformas como o ChatGPT, Copilot ou Gemini podem ser bastante úteis para ajudar em várias tarefas do dia a dia, e uma delas encontra-se na programação. Estas plataformas são capazes de criar código bastante eficaz, tanto que agora existem indícios que a IA pode ter criado um novo malware descoberto pela internet.

 

Investigadores da empresa de segurança Proofpoint afirmam ter descoberto um novo malware, que se encontra a ser distribuído por scripts do PowerShell, que terá sido criado via IA. O script encontra-se a ser usado contra empresas, com o objetivo de levar à instalação de malware nos sistemas para roubo de dados de login.

 

O malware foi identificado como tendo sido criado pelo grupo Scully Spider, que possui atividades desde 2017 em distribuir malware para Windows e Android. No entanto, de acordo com os investigadores, o grupo terá agora começado a usar IA para criar o código do malware, sendo capaz de instalar o mesmo nos sistemas via um script powershell, que os investigadores acreditam que foi criado usando IA.

 

Os investigadores chegaram a esta conclusão analisando o código fonte do malware, onde existe uma grande quantidade de código em comentário, que terá sido usado para explicar as diferentes funções, mas que foi criado via IA. Estes géneros de comentários não são vulgares de se encontrar num código de malware ou em programação feita por humanos.

 

Embora as principais plataformas de IA no mercado tenham sistemas para identificar e bloquear a criação de conteúdos potencialmente maliciosos, existem sempre formas de contornar tais medidas.

 

Este não é o primeiro malware descoberto com código criado por ferramentas de IA, e certamente não será o último, mas será uma tendência cada vez mais vulgar tendo me conta a facilidade com que se encontra em uso ferramentas de IA no mercado, até mesmo de forma gratuita.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech