Cada vez mais os fabricantes de smartphones encontram-se a fornecer períodos de atualizações alargados para os seus dispositivos Android. Alguns já fornecem até 7 anos de atualizações no sistema… mas será que os dispositivos duram sequer este tempo?
Ao que parece, a Google encontra-se agora a trabalhar numa nova funcionalidade para o Android 15, que vai permitir aos utilizadores terem uma ideia do período de vida útil dos seus dispositivos.
Segundo o portal ithome, o código fonte do Android 15 beta 1 conta com uma nova funcionalidade apelidada de “Device Diagnostics”, a qual será capaz de analisar o dispositivo e prever o período de vida restante no mesmo.
Esta funcionalidade vai permitir que o sistema avalie qual o estado dos diferentes componentes, para indicar um período de vida estimado. Este analisa a bateria, processador, armazenamento, entre outros detalhes do hardware.
Embora esta novidade esteja integrada no Android, não deverá encontrar-se disponível para todos os dispositivos. Isto porque é necessário que o hardware também permita a leitura pelo sistema de algumas informações sobre o mesmo, de forma a que possa ser estabelecida uma base para criar a estimativa da “vida” do mesmo.
Ao mesmo tempo, esta novidade deve ainda chegar no formato de uma API, portanto outras aplicações podem vir a usar os dados recolhidos para apresentar essa informação. Isto pode permitir que apps dedicadas para “estimar” a vida dos dispositivos possam começar a surgir com o Android 15 em mente.
De momento a funcionalidade está prevista apenas para o Android 15, mas ainda se desconhece se vai chegar na versão final dos sistemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!