A Apple encontra-se a preparar para grandes mudanças no seu sistema, com a chegada de novas funções focadas em IA. A pensar nisso, a empresa encontra-se a preparar para colocar o ChatGPT da OpenAI acessível pelo iOS 18, e existem mesmo rumores que os planos também envolvem o Gemini da Google.
No entanto, de acordo com o Wall Street Journal, estes podem não ser os únicos parceiros da empresa. Os rumores apontam que a Apple também se encontra em conversações com a Meta, de forma a usar o modelo de IA da empresa para futuras atualizações do iOS.
Atualmente as conversações entre as duas partes parecem focadas em encontrar formas da Meta obter receitas com a parceria. Embora a Apple pretenda usar o modelo da Meta, esta ainda necessita de obter lucros com tal atividade, algo que as duas partes parecem estar a analisar.
Teoricamente, a Apple não necessitaria de pagar a essas entidades para usar o modelo de IA da mesma, no entanto, a ideia da Apple será lançar planos “premium” que tenham acesso a funcionalidades extra, e que os utilizadores podem adquirir caso pretendam alargar as capacidades de IA do sistema.
Por sua vez, na China, a Apple encontra-se a tentar encontrar parceiros que estejam dispostos a fornecer os modelos de IA para a empresa, tendo em conta que as leis locais obrigam a que apenas sejam usados modelos criados no pais.
A empresa já terá contactado a Baidu, Alibaba e outras para tal tarefa, mas ainda nada concreto foi revelado. É mesmo possível que algumas das funcionalidades de IA do iOS 18 não venham a surgir diretamente no sistema na China, caso a empresa não encontre um parceiro para o modelo de IA até a chegada do sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!