A Meta optou por não fornecer o seu modelo de IA multimodal na União Europeia, indicando que as leis europeias sobre a IA ainda são pouco claras para permitir que tal seja feito.
De acordo com a Axios, a Meta terá decidido suspender o lançamento do seu modelo de IA na Europa, depois de indicar que as leis europeias ainda são pouco claras a nível do processamento de dados usando este género de modelos, e como tal, possivelmente para prevenir ainda mais problemas, a Meta terá optado por não lançar o mesmo nesta região.
De relembrar que os modelo de IA multimodal da Meta podem processar não apenas texto, mas também imagens e vídeos, usando as capacidades de IA da empresa para analisar os conteúdos e fornecer informações relevantes para as questões dos utilizadores.
A empresa tem planos de lançar um modelo Llama multimodal nos próximos meses, mas a fonte indica que a União Europeia estará fora da lista de lançamentos, tendo em conta todas as incertezas a nível de leis.
Esta medida da Meta surge pouco tempo depois de também a Apple ter optado por não lançar muitas das suas novidades de IA na Europa, derivado exatamente pelas questões associadas com a recolha de dados e processamento de informações – dentro da Apple Intelligence.
Esta medida da Meta, no entanto, pode ter graves consequências para empresas na Zona Europeia que pretendam usar os sistemas de IA da mesma. Com esta medida, os mesmos deixam de ter acesso a essa tecnologia, o que pode limitar consideravelmente algumas das funcionalidades e plataformas fornecidas para clientes e utilizadores.
Apesar desta medida, a Meta ainda espera lançar o Llama 3, a próxima versão do modelo de IA da empresa, que terá como foco também a União Europeia, mas será voltado apenas para texto invés de conteúdo mais genérico como imagens e vídeos.
Uma das preocupações da Meta encontra-se em como usar informação dos utilizadores para o essencial treino destes modelos de IA, ao mesmo tempo que se encontra dentro do Regulamento Geral de Proteção de Dados europeu.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!