Para quem possua portáteis fornecidos como parte do programa Escola Digital, a recente medida da OpenDNS de suspender as atividades em Portugal e França vai ter impacto na forma como se usa os dispositivos.
Isto porque os portáteis fornecidos dentro deste programa usam diretamente a plataforma da OpenDNS para a resolução dos pedidos DNS.
Quem tenha um portátil dentro deste programa, pode ter verificado, desde o final da semana passada, que os mesmos deixaram de resolver corretamente os sites pela internet. Mesmo que os utilizadores alterem os DNS manualmente no sistema, estes são automaticamente revertidos para a configuração de 127.0.0.1 (localhost).
O problema encontra-se num pequeno serviço que os portáteis possuem instalado, que usa o OpenDNS para resolver os DNS do mesmo. Como os DNS deixaram de se encontrar disponíveis, isto veio causar algumas dores de cabeça para quem pretenda aceder à internet.
Felizmente existe uma solução. O problema encontra-se relacionado com o serviço “Umbrella Roaming Client”, o cliente DNS que é usado pela OpenDNS. Para permitir que os portáteis voltem a ligar-se corretamente à internet, deve-se parar este serviço.
Para tal, a partir do menu inicial do Windows, deve-se pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.
Em seguida, da lista de serviços, deve-se procurar por “Umbrella Roaming Client”, carregando com o botão direito do rato no mesmo e escolhendo “Propriedades”. Na janela que será aberta, deve-se colocar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e caso necessário, deve-se carregar em “Parar” para interromper o serviço.
Feito isto, pode-se agora configurar a ligação para usar os DNS padrão da rede, ou configurar o sistema para usar uns DNS alternativos – caso pretenda, pode ver a lista de algumas alternativas neste artigo.