Faz algum tempo que a Google confirmou estar a desenvolver o Fuchsia OS, uma versão inteiramente dedicada de um novo sistema operativo da empresa que pretendia competir diretamente com outro sistema – também da Google – o Android.
No entanto, o projeto foi sendo bastante adiado, e está longe de se tornar um rival do sistema Android no mercado. No entanto, a Google pode agora estar a trabalhar para integrar uma versão simplificada do Fuchsia OS em dispositivos que tenham como base o Android.
De relembrar que o Fuchsia OS é um sistema criado com um kernel inteiramente diferente do Linux, que será o usado no Android. Este foca-se sobretudo na estabilidade e segurança do sistema, fornecendo uma quantidade mais reduzida de privilégios para as atividades do dia a dia.
O mesmo é atualmente usado em alguns dispositivos da Google, como é o caso do Nest Hub e Nest Hub Max. No entanto, a Google pretende agora expandir os dispositivos onde o sistema é usado, podendo incluir até alguns que possuem como base o Android.
Um projeto apelidado de “microfuchsia” pretende colocar este sistema como uma versão “leve” do mesmo, que pode ser executada em qualquer dispositivo por intermédio de virtualização. Por exemplo, o sistema poderia ser usado em pKVM, que será um framework usado para a virtualização em Android.
Por enquanto o projeto ainda parece encontrar-se numa fase bastante inicial de desenvolvimento, sem detalhes concretos de quando irá ficar disponível para os utilizadores finais. Ao mesmo tempo, encontra-se longe da ideia da Google em integrar o Fuchsia OS como uma alternativa do Android.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!