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Google com máscara

 

A Google parece ter sido o alvo da mais recente campanha de publicidade maliciosa, que se encontra a usar a própria plataforma de publicidade da Google para distribuir malware.

 

Foi recentemente descoberto que se encontram ativas campanhas publicitárias na rede da Google, a promover versões modificadas e maliciosas do Google Authenticator – a aplicação de autenticação em duas etapas da empresa.

 

Usar publicidade para distribuir malware não é uma técnica nova, e durante anos existiram campanhas que usam motores de pesquisa em geral para tentar enganar os utilizadores, levando-os a potenciais sites que não seriam o que estes pretendem.

 

A empresa de segurança Malwarebytes revelou ter descoberto uma nova rede de publicidade, que usa a própria plataforma da Google para, através do motor de pesquisa, levar os utilizadores para falsas versões do Google Autenticador.

 

versões falsas da app de autenticação da google

 

Os sites surgem quando os utilizadores realizam pesquisas com o nome da app, sendo que os resultados possuem alguns links patrocinados, que aparentam ser da Google – e surgem mesmo com a indicação do domínio da Google – mas que redirecionam para falsos sites onde se encontram versões maliciosas da app.

 

Os criminosos usam o sistema de publicidade da Google para adulterar os conteúdos apresentados, sendo que este sistema permite colocar qualquer link que se pretenda junto da publicidade – incluindo domínios da própria Google.

 

Além disso, os investigadores revelam que o anunciante neste caso aparenta ter sido validado pela própria Google, o que também demonstra uma possível falha na verificação dos anunciantes que podem colocar a publicidade na sua plataforma.

 

Caso o software seja descarregado pelas vítimas, e dependendo do sistema, este procede com a tentativa de roubo dos dados de login das contas dos utilizadores, e de outra informação potencialmente útil para os criminosos.

 

Como sempre, os utilizadores são aconselhados a terem cuidado no acesso a links patrocinados dos motores de pesquisa, sobretudo quando a pesquisa é por conteúdos como aplicações ou software em geral.

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