Em Abril de 2024, a empresa Humane lançava no mercado o AI Pin, um dispositivo que prometia ser o assistente de IA para o dia a dia dos utilizadores. No entanto, rapidamente se veio a confirmar que a ideia podia ser boa, mas na prática, o dispositivo possuía várias falhas.
Desde respostas lentas a incorretas, a realidade agora parece estar a assentar-se sobre a empresa. De acordo com as informações mais recentes, reveladas pelo portal The Verge, a Humane encontra-se a registar mais devoluções do AI Pin do que propriamente vendas finais.
Durante o mês de Junho, apenas 8000 unidades do AI Pin não foram devolvidas à empresa, o que é um valor consideravelmente elevado de devoluções tendo em conta que a empresa regista mais de 9 milhões de dólares em receitas.
Ainda antes do lançamento existiram problemas, com mais de 1000 encomendas de pré-venda canceladas e 1 milhão de dólares em produtos devolvidos ainda antes do lançamento oficial. A piorar a situação, as unidades devolvidas não podem ser diretamente revendidas novamente para o mercado, visto que se encontram associadas diretamente a contas da T-Mobile – a operadora parceira da mesma – e não se pode alterar o cliente associado a cada dispositivo.
Os dados iniciais da Humane apontavam que esta esperava vender 100 mil unidades do AI Pin durante o primeiro ano no mercado, valor que se encontra agora bastante longe de uma meta possível de se alcançar.
Muito antes do dispositivo se encontrar à venda, as reviews deixadas ao mesmo apontavam o AI Pin como um produto frustrante e pouco recomendado, com funcionalidades básicas, lentas e que em nada melhoravam o dia a dia dos utilizadores.
Embora seja baseado apenas em estimativas, cerca de 7000 unidades estão atualmente em uso ativo pelos utilizadores, com as restantes vendas a estarem a ser devolvidas ou deixadas para segundo plano – e encomendas canceladas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!