A Inteligência Artificial encontra-se cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, e também, em cada vez mais plataformas e dispositivos. No caso dos smartphones, estes também começam a aderir a essa tendência, sendo que novos modelos a chegarem ao mercado focam-se bastante nas funcionalidades de IA.
E ao que parece, essa tendência vai continuar durante os próximos tempos. De acordo com as previsões da International Data Corporation (IDC), a venda de smartphones com foco em IA deve aumentar consideravelmente durante os próximos meses.
Segundo os dados da IDC, espera-se que sejam vendidos em 2024 cerca de 1.23 mil milhões de smartphones, que surge depois de um crescimento das vendas em 12% no primeiro trimestre e 9% no segundo.
No entanto, os dados também apontam que os consumidores podem começar a procurar mais dispositivos que tenham como foco funcionalidades de IA. Pixel 9, Galaxy S24 e o iPhone 16 podem estar nas listas de preferências de muitos para a compra devido a essa integração com IA.
Na realidade, a IDC espera que as vendas de smartphones com GenAI venha a aumentar 344% até ao final de 2024, com uma quota no mercado de 18%. Este aumento deve-se também ao facto que cada vez mais dispositivos surgem no mercado com GenAI integrada, e portanto, mesmo quem não esteja a pensar na compra por base nessa tecnologia, ao adquirir um modelo recente estará indiretamente a usar a mesma.
As estimativas apontam ainda que os dispositivos Android podem ter uma vantagem nas vendas comparativamente aos dispositivos da Apple, em parte porque existem mais fabricantes a adotar tecnologias de IA generativa nos mesmos – enquanto que a Apple apenas agora vai começar a dar os primeiros passos para tal, e ainda deve demorar algum tempo para ser adotada em massa nos seus dispositivos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!