A equipa do Fedora Project acaba de confirmar a chegada de uma nova versão do Fedora Linux 41 Beta. Esta nova versão vai ser lançada para as diversas distros do Fedora, como o Fedora Workstation, Server, IoT e Cloud.
A versão ainda se encontra em fase beta, portanto o seu desenvolvimento vai manter-se, e podem existir pequenos bugs na versão disponível publicamente. No entanto, esta permite aos utilizadores experimentarem todas as novidades disponíveis na nova versão do sistema, antes de todos.
Esta nova versão marca a mudança do sistema Redis pelo Valkey, devido às mudanças de licenciamento do Redis, bem como a remoção do Python 2, exceto para o pacote PyPy. Encontra-se ainda disponível um novo driver proprietário para placas gráficas da Nvidia, que deve fornecer melhorias consideráveis a nível de desempenho e a correção de vários bugs e falhas das versões anteriores.
O novo DNF 5 permite ainda a gestão mais rápida dos pacotes do sistema, juntamente com melhorias de estabilidade.
A versão final do Fedora Linux 41 encontra-se prevista de ser lançada em Outubro ou inícios de Novembro, sendo que marca uma nova etapa no desenvolvimento do sistema. Os utilizadores podem desde já experimentar as novidades antes de todos para analisar as alterações feitas no sistema.