A Google encontra-se a disponibilizar o Android 15 para os dispositivos Pixel a partir de hoje, e esta nova versão do sistema certamente conta com várias novidades e melhorias - algumas das quais importantes de se ter em conta.
Neste artigo iremos analisar algumas das novidades presentes no Android 15, que os utilizadores podem usar para otimizar a sua experiência com o mesmo.
Para começar, o Android 15 agora conta com uma nova área privada, que permite esconder e bloquear certas aplicações com um PIN ou autenticação biométrica. Isto permite que se garanta uma camada adicional de segurança para o acesso a apps e conteúdos mais sensíveis.
A nova atualização conta ainda com um novo sistema de proteção contra roubos, que pode ajudar a prevenir que os dispositivos sejam usados depois de serem roubados. A nova funcionalidade permite bloquear automaticamente o sistema quando este deteta que o dispositivo pode ter sido roubado.
Por exemplo, caso o utilizador esteja a usar o mesmo e subitamente lhe seja retirado da mão. O sistema pode ainda ser configurado para automaticamente bloquear o sistema caso o dispositivo seja colocado em formato offline. Esta função usa IA e os sensores do dispositivo para a proteção - e deve chegar eventualmente a mais dispositivos com o Android 10 ou mais recente.
Para utilizadores de dispositivos dobráveis, o Android 15 conta com melhorias para a gestão de apps, sendo mais simples afixar uma app no ecrã ou criar a separação com outras, para ajudar na multitarefa.
Existe ainda suporte para autenticação biométrica nas passkeys e suporte para envio de mensagens via satélite quando não existe ligação à rede ou internet.
Para além disso, a atualização é acompanhada pela nova atualização “Pixel Drop”, que introduz várias novidades para o sistema. A atualização de outubro vai introduzir novas funcionalidades para várias apps.
Para começar, os utilizadores do Instagram podem agora obter conteúdos com melhor qualidade em ambientes com pouca luz, usando o sistema de melhoria da captura de fotos nos Pixel. Até agora, isso apenas se encontrava disponível quando as fotos eram capturadas diretamente da app de Câmara do dispositivo, mas agora fica disponível também em apps de terceiros - começando pelo Instagram.
Para a linha do Pixel 8, a Google introduziu ainda o novo Audio Magic Eraser, que permite remover dos vídeos sons indesejados - como sons de fundo - focando o mesmo em conteúdos de interesse. É ainda possível ajustar de forma individual os diferentes sons, como a fala de diferentes pessoas ou reduzir o barulho de vento.
Os utilizadores do Pixel 9 podem ainda usar capas protetoras para capturar conteúdos debaixo de água, que devem agora ser otimizados com ainda mais qualidade. A empresa afirma que foram feitos ajustes para que os conteúdos sejam capturados com ainda mais qualidade e cores mais vivas.
De relembrar que a atualização deve ficar disponível para todos os dispositivos Pixel 6 ou mais recentes a partir de hoje.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!